Descubra quais são os melhores fundos de investimentos para o seu perfil

Tempo de leitura: 2 minutos

Ao iniciar os investimentos no mercado financeiro ou até mesmo depois de certo tempo investindo, investidores sempre se preocupam em saber se o fundo em que seu recurso está aplicado é realmente ideal para seu perfil. Neste artigo, iremos tentar esclarecer alguns pontos para auxiliar investidores a identificar seu perfil de investidor e os melhores fundos de investimentos.

 

Qual meu perfil? Como descubro?

É simples! Para descobrir seu perfil de investidor, basta responder uma simples pergunta: Você topa correr riscos?

Após essa pergunta, se o investidor torce o nariz, ele, no momento, provavelmente não está apto, por exemplo, a entrar em um fundo de ações. Futuramente, após se familiarizar com o mercado financeiro de renda variável, ele provavelmente descobrirá que fundos de ações podem fazer parte de seu portfólio e que o risco pode ser controlado, mas utiliza, inicialmente, somente renda fixa.

É necessário começar em fundos de investimentos consultando um especialista ou pessoas que já trabalhem com distribuição destes produtos para poder auxiliá-lo, pois há um estudo por trás disso, fazendo com que adeque seus investimentos a seu perfil de investidor.

Há conservadores, que não conseguem ver seu capital variar, há pessoas moderadas, que conseguem enxergar seu capital oscilando mas em pequena escala, como um fundo de multimercado por exemplo, e os arrojados, que são pessoas que até vivem de mercado financeiro, operam derivativos e são dispostas a correr grandes riscos.

 

Algumas dicas para levar em consideração sobre os fundos de investimentos:

Saiba em qual momento de sua vida você está:

Dependendo da sua situação atual, o foco será apenas criar uma reserva emergencial, ir construindo a aposentadoria, juntar dinheiro para construir a casa própria ou, até mesmo, para um objetivo de curto a médio prazo. Tudo depende de onde você quer chegar. Há várias estratégias para cada tipo de objetivo.

Identifique sua tolerância a perdas:

Ninguém gosta de perder dinheiro e, para isso, é necessário descobrir as tolerâncias do investidor para que ele fique confortável com seus investimentos. A nossa dica é: comece devagar!

Reconheça seu nível de conhecimento sobre o mercado financeiro:

Contate pessoas qualificadas que estão inseridas no mercado financeiro a mais tempo para formar uma opinião. No mercado financeiro, tudo é estudo e disciplina, não existe “achismo”.

Determine seus objetivos:

Definir se eles são de curto, médio ou longo prazo é extremamente importante para seus investimentos. Para diversificar seu portfólio, é necessário ter um estudo sobre seus objetivos, elaborando, assim, um planejamento para atingir suas metas. É isso o que fazemos no Vida Financeira, aqui da Clínica do Enriquecer. Você vem até o nosso escritório e nos conta sobre você e sua vida financeira. Depois disso, nós fazemos um diagnóstico, tendo base para sugerir o melhor caminho para começar a investir.

Para montar um planejamento, consulte-nos. Estamos prontos para lhe ajudar!

Agende sua visita em: contato@clinicadoenriquecer.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *