5 dicas para administrar melhor o salário

Tempo de leitura: 3 minutos

Você acabou de receber seu salário e não sabe se ele vai durar até o fim do mês? Algumas decisões podem estar erradas. Se você acabou de se ver nesta situação, fique tranquilo, pois você não é exceção.

A maioria das famílias não sabe administrar sua renda e acaba gastando boa parte dela para pagamento de juros em empréstimos e crediários, quando, na verdade, este dinheiro poderia ser aplicado visando a sua liberdade financeira e de sua família, além de poder encurtar a distância entre seus sonhos e sua realidade atual.

Como pecamos, geralmente, em pequenos detalhes, são estas situações nas quais vamos lhe auxiliar:

Colocando as contas no papel

A primeira coisa que você deve fazer é colocar todos os seus gastos em um papel. Não importa sua atual situação, mas deve saber exatamente a gravidade dela e traçar possíveis rotas para sair desta bola de neve. Por exemplo, deve listar todos os seus gastos fixos como: aluguel, telefone, internet, condomínio e também seus gastos variáveis como: transporte e alimentação. Desta forma, saberá para onde está indo seu dinheiro, se é possível cortar gastos, etc.  O ideal é que faça este controle sempre, registrando os gastos diariamente e fazendo um controle mensal.

salário

Acabe com seu hábito de estocar

O problema de boa parte das famílias é este costume de estocar os produtos dentro de casa, se você percebe que sua conta está R$ 300,00 ou R$ 400,00 no vermelho, faça uma rápida pesquisa em sua casa e verá que terá muito mais que este valor em produtos estocados em sua casa. Dinheiro que está na prateleira, mas que não foi realmente consumido, como produtos de limpeza, alimentos da dispensa, roupas no armário, enfim, um hábito que adquirimos durante os tempos de alta inflação.

salário

Pare de procrastinar

A maneira que você vive sua vida é a maneira que você vive seu dia. Seja um pouco mais exigente com você mesmo e comece hoje. Grande parte das pessoas passa a vida dizendo que irá começar algum projeto, como uma dieta, ler mais, fazer exercício físico, viajar mais, ter mais tempo livre, juntar dinheiro etc. As pessoas planejam começar “na segunda-feira”, “no mês que vem” ou “no ano que vem”. Comece hoje!

salário

Ouse sair da rotina de gastos

A ideia é ousada, mas vale o esforço: separe um dia da semana para não gastar nenhum centavo. Quando você perceber que é possível passar um dia sem comprar nada, ficará mais confiante para evitar o consumo por impulso.

Cartão de crédito: vilão ou aliado?

Evite ao máximo usar crédito e parcelar compras, quando você não sabe o quanto irá receber no mês seguinte. Se optar por usar cartão de crédito pela segurança e pelo programa de milhas, gaste apenas quantias que você possui e guarde o dinheiro de cada compra para pagar a conta do cartão no mês seguinte. Assim, você não irá enfrentar problemas em caso de imprevistos. Lembre-se, o cartão de crédito possui um dos juros mais altos do mercado, você nunca deve deixar de pagar o valor total da conta.

Economizar não é o único caminho para juntar dinheiro, mas usar os recursos com sabedoria não faz mal a ninguém. Além disso, as pequenas economias podem te ajudar a sair do vermelho ou atingir seus objetivos.

Tudo o que queremos alcançar deve começar em algum momento. Você não começará a juntar dinheiro e a ser mais organizado com suas finanças nos primeiros dias. Isso exige esforço e disciplina, mas valerá a pena depois de um tempo.

Boa sorte a todos!

3 Comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *